Pages

sábado, 1 de outubro de 2011

Livro - O Hobbit ou Lá e de Volta outra Vez


“Numa toca no chão vivia um Hobbit. E é assim que se inicia aquele que seria o prelúdio de uma das maiores obras da literatura de ficção inglesa. Escrito originalmente para seus filhos J. R. R. Tolkien começou a escrever despretensiosamente o livro que se tornaria sucesso imediato quando publicado em 1937.
O Hobbit é um livro um tanto diferente daquele que o sucederia “O Senhor dos Anéis”, com uma linguagem e história muito mais simples e infantil em alguns pontos, mas que já traz o principal elemento de O Senhor dos Anéis, O Um Anel.
Mas antes de comentar mais sobre o livro, vou dar uma introdução sobre do que se trata a história. Tudo começa na vila dos Hobbits onde um deles em especial vive tranquilamente uma vida pacata e sem muitas ambições, seu nome é Bilbo Bolseiro. Mas essa sua vida de paz vai mudar totalmente, pois um dia bate em sua porta uma figura um tanto perturbadora, quem mais seria se não o mago Gandalf, e logo se juntam a eles uma companhia de anões. O mago foi atrás de Bilbo para pedir-lhe que o acompanha-se juntamente com os anões numa empreitada em busca de um grande tesouro que a muito tinha sido roubado dos anões por um dragão chamado Smaug. E esse é o estopim para a aventura que levaria o pequeno Hobbit a esbarar com um dos mais poderosos artefatos da Terra Media.
O livro é realmente encantador, é uma história de fantasia muito gostosa de ler, mas que muitos fãs de O Senhor dos Anéis muitas vezes não leram, talvez por ser bem infantil ao contrario da obra clássica de Tolkien. Mas não perde em nada na qualidade da história que tem aquele toque encantador das narrativas de seu autor, que sabe, como o grande mestre que foi, criar um mundo fantástico cheio de elementos mitológicos e riquíssimo em detalhes que nos faz emergir na aventura e acreditar que aquele mundo é real de tanto que nos deixa envolvidos.
Eu super-recomendo o livro, tanto para os que já conhecem o senhor dos anéis dos livros e dos filmes, quanto para aqueles que ainda não foram fisgados por esse universo maravilhoso, e sem dúvida será um incentivo a ler e conhecer as outras obras do autor, tornando-se mais um fã desse que foi o grande inspirador para tantos livros, jogos e RPGs que tanto gostamos, não é mesmo?. Não se esqueça de que o livro está sendo adaptado para os cinemas e será dirigido por Peter Jackson, o mesmo diretor da trilogia de O Senhor dos Anéis. As filmagens já começaram e a obra será dividida em dois filmes. Vamos esperar para ver como irá ficar. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário